sábado, 29 de janeiro de 2011

A Civilização Grega

A Civilização Grega

A civilização grega exerce um fascínio especial nos historiadores, por ser tal e qual a egípcia, extremamente rica nas mais diversas áreas, como a matemática, filosofia, jogos olímpicos, dramaturgia, arquitectura, etc. A civilização grega surgiu por volta de 2500 AC. Era formada por tribos nómadas indo europeias. As margens dos mares Egeu e Mediterrâneo, formou-se as polis, cidades estado Esparta e Atenas. 
A economia da civilização grega era baseada no cultivo de oliveiras, trigo e uvas. Nas artes temos como destaque a cerâmica, arquitectura, dramaturgia, poesia e esculturas em mármores. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protectores.
Foi na Grécia Antiga,  na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os actores apresentavam peças dramáticas ou comédias. Na arquitectura, os gregos construíram  templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. Em Atenas, as mulheres eram educadas para as tarefas de mãe e esposa, a educação tinha grande importância para o povo grego e até mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontrava-se homens alfabetizados. Eles eram instruídos para cuidarem não só da mente como também do corpo, o que lhes dava vantagem na hora da guerra, pois eram tão bons guerreiros quanto eram estrategas.
O principal objectivo da educação grega era preparar o rapaz para ser um bom cidadão. A educação era baseada em modos militares e dava-se ênfase à educação física. Um jovem ateniense entrava na escola aos 6 anos e ficava aos cuidados de  um pedagogo. Estudava  literatura, música escrita, matemática e educação física; além disso decorava muitos poemas. Quando os jovens atingiam 18 anos eram recrutados para o serviço militar, onde permaneciam por dois anos. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia (Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período), na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna.
As classes sociais da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes:
Sociedade de Atenas:
Eupátridas – (cidadãos) – Aqueles cujos antepassados foram os fundadores de Atenas.
Metecos (estrangeiros) – Sem privilégios políticos. Podiam, entretanto, exercer actividades sociais e intelectuais, serem comerciantes e artesãos.
Escravos – Composta por quase 50% da população.

Sociedade de Esparta:
Espartanos – Classe social dominante, eram donos das melhores terras e se dedicavam exclusivamente à vida militar.
Periecos – Eram livres, possuíam terras, mas não tinham direitos políticos. Não podiam casar com espartanos e trabalhavam na agricultura, no comércio e no artesanato, além de pagar impostos aos espartanos.
Hilotas – compunham a grande massa da população. Eram servos do Estado e estavam ligados à terra que cultivavam.

1 comentário: