domingo, 4 de março de 2012

O Império Português e a Concorrência Internacional

O Império Português em Crise

Em meados do século XVI, o império português atravessou uma crise causada por:
·         Recuperação da Rota do Levante pelos Muçulmanos e consequente perda do monopólio das especiarias
·         Ataques de piratas ingleses, holandeses e franceses, encarecendo os produtos e pondo em causa o Tratado de Tordesilhas
·         Fracos recursos económicos e administração corrupta dificultavam a manutenção de um vasto império
·         Falta de população para povoar as terras descobertas
Por estes motivos, os portugueses viram-se forçados a abandonar algumas terras descobertas.
Entretanto, o império espanhol atingia o seu apogeu depois da circum-navegação de Fernão de Magalhães e Sebastião d’Elcano, sendo a maior potência comercial e colonial da época.

Crise de Sucessão

O desaparecimento de D. Sebastião (na Batalha de Alcácer-Quibir) sem deixar descendência, levou em 1580 a uma Crise Dinástica. À sua sucessão propunham-se três candidatos:
·         D. Filipe II de Espanha, apoiado pela Nobreza e Clero
o   Possuía Impérios coloniais
o   Propunha-se a pagar os resgates aos prisioneiros de Alcácer-
-Quibir
o   Trazia dinheiro e riqueza
o   Apesar disso, comprometia a Independência

·         D. António, Prior do Crato, apoiado pelo povo
o   Não possui dinheiro nem impérios
o   Ainda assim, assegura a Independência

·         D. Catarina de Bragança
o   É mulher, característica desvantajosa na época
o   Não possui dinheiro nem impérios
o   Ainda assim, assegura a Independência

Em 1581, nas Cortes de Tomar, Filipe II de Espanha (I de Portugal) foi eleito. Forma-se a União Ibérica, ou seja, os dois reinos de Portugal e Espanha são governados por um mesmo rei, naquilo a que se chama uma Monarquia Dualista. Entre 1590 e 1640 Portugal esteve sob domínio filipino. D. Filipe I reconheceu a autonomia de Portugal e deu alguns direitos:

·         Manter o português como língua oficial
·         Manter o uso da moeda portuguesa
·         Os altos cargos da Administração de Portugal e a Igreja portuguesa só podiam ser ocupados por portugueses
Estas eram condições importantes, já que a língua e a moeda são dois dos símbolos de identidade de uma nação.
Apesar de Filipe I ter cumprido estas promessas, o mesmo não aconteceu com os seus sucessores Filipe II e III (respectivamente, III e IV de Espanha).
Descontentes com o Tratado de Tordesilhas, holandeses, ingleses e franceses começaram a atacar barcos e possessões portugueses e espanhóis.


Uma nova potência marítima: a Holanda. O Império Inglês e o Capitalismo Comercial

No século XVII, a Espanha e Portugal perderam o seu monopólio dos mares. Defendendo o principio do mare liberum, os países como a Holanda e a Inglaterra alargaram o seu comércio e os seus domínios coloniais.

Paralelamente, desenvolveram novas e modernas formas de desenvolver, organizar e dominar o comércio, criando grandes companhias de comércio e novas instituições financeiras como bancos *, companhias de seguros e bolsas de valores.

O comércio realizou-se pelas rotas do Cabo e no Atlântico onde se desenvolveu um activo comércio triangular, entre o continente africano, a América e a Europa. Os produtos coloniais, as especiarias, os escravos e o ouro, foram algumas das principais mercadorias que circulavam nestas rotas.

*Os capitais provenientes de lucros obtidos com comércio ou com a acumulação de metais preciosos permitiram dinamizar os bancos que, reinvestindo esses capitais, efectuando empréstimos para a actividade produtiva ou de outra natureza, a troco de um juro, tinham como objectivo aumentar os seus lucros.


Em 1637 começavam a surgir motins por todo o país. Todas as classes estavam descontentes: a burguesia estava a perder o controlo do tráfego do açúcar; os impostos aumentaram fazendo com que o povo entrasse em revolta e os nobres viam assim o fim do império filipino e o desinteresse de Filipe IV pelos assuntos portugueses. As revoltas ainda iam ser mais quando é afirmado que Portugal ia passar a ser uma província espanhola e que muitos nobres tinham de ir combater para a Catalunha.

Com a ajuda dos inimigos de Espanha – França e Inglaterra – devido à cedência portuguesa de Bombaim e Tânger, os nobres reorganizaram o exército e a defesa e venceram os espanhóis nas batalhas de Linhas de Elvas, Ameixial e Montes Claros. Espanha encontrava-se na Guerra dos Trinta Anos que também ajudou os portugueses a vencerem.
A revolução deu-se no dia 1 de Dezembro de 1640 e D. João IV, oitavo duque de Bragança, foi aclamado rei de Portugal.
Portugal também conseguiu restaurar o poder atlântico português na Angola e no Brasil, devido à intervenção dos colonos brasileiros.

1 comentário: