A Civilização Grega
A economia da civilização grega era baseada no cultivo de oliveiras, trigo e uvas. Nas artes temos como destaque a cerâmica, arquitectura, dramaturgia, poesia e esculturas em mármores. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protectores.
O principal objectivo da educação grega era preparar o rapaz para ser um bom cidadão. A educação era baseada em modos militares e dava-se ênfase à educação física. Um jovem ateniense entrava na escola aos 6 anos e ficava aos cuidados de um pedagogo. Estudava literatura, música escrita, matemática e educação física; além disso decorava muitos poemas. Quando os jovens atingiam 18 anos eram recrutados para o serviço militar, onde permaneciam por dois anos. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia (Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período), na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna.
As classes sociais da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes:
Sociedade de Atenas:
Eupátridas – (cidadãos) – Aqueles cujos antepassados foram os fundadores de Atenas.
Metecos (estrangeiros) – Sem privilégios políticos. Podiam, entretanto, exercer actividades sociais e intelectuais, serem comerciantes e artesãos.
Escravos – Composta por quase 50% da população.
Sociedade de Esparta:
Espartanos – Classe social dominante, eram donos das melhores terras e se dedicavam exclusivamente à vida militar.
Periecos – Eram livres, possuíam terras, mas não tinham direitos políticos. Não podiam casar com espartanos e trabalhavam na agricultura, no comércio e no artesanato, além de pagar impostos aos espartanos.
Hilotas – compunham a grande massa da população. Eram servos do Estado e estavam ligados à terra que cultivavam.
site bacano sectora bem feito 8ºc
ResponderEliminar